01/06/2021

|

beatsbe

Enkode: Conheça o DJ que Une Instrumentos Acústicos à Energia da Música Eletrônica

Há pouco mais de dois anos deu-se início ao projeto “Enkode”. Nesse meio tempo, o produtor belorizontino, que possui experiências nos mais diversos estilos, da MPB ao Pop, vem trazendo a união entre a fluidez da música tradicional e a energia das pistas de música eletrônica.

Samuel, que é multi-instrumentalista e vocalista, traz ao palco a união entre a música eletrônica, diversos instrumentos (sendo o seu maior diferencial o saxofone), synths e vocais ao vivo. Sendo perceptível sua entrega para que cada set seja uma experiência única e indiscritível para o público!

Enkode vem crescendo a cada dia, conquistando seu espaço no cenário nacional. Possui tracks como “High”, “Alive” e “Black and White” lançadas pela Sony Music Brasil e diversas colaborações com artistas como Bhaskar, Evokings, Clubbers e Joy Corporation. Seu pioneirismo e ousadia em misturar perfeitamente instrumentos orgânicos e eletrônicos com certeza é algo digno de ser divulgado para todos os 4 cantos do mundo e de ser apreciados por todos.

Nessa entrevista, Samuel conta uma pouco mais sobre sua carreira e trajetória. Bora lá conferir essa super matéria?

Com vocês: Enkode!

Portal B2B: Nas suas apresentações fica evidente que você toca diversos instrumentos. Quantos e quais você toca?

Enkode: “Além dos elementos tradicionais de live act que conhecemos na música eletrônica como, por exemplo, sintetizadores e teclados controladores, eu toco cerca de oito instrumentos. Sempre gostei muito de aprender instrumentos novos, então, hoje em dia, toco sax, clarinete, flauta transversal, guitarra, gaita, teclado e baixo. Pensando no próximo já, viu?!”

Portal B2B: Quando na sua cabeça a chave virou de que você poderia “aproveitar” seu conhecimento que tinha na “música tradicional” dentro da música eletrônica? Conte para gente um pouco do início da sua carreira como DJ e produtor. 

Enkode: “A virada veio quando eu fui regente da banda marcial da escola onde estudei. Fazendo arranjos e partituras para a banda, percebi que poderia fazer minhas próprias músicas e acabei mergulhando de cabeça nesse universo da música eletrônica. Passei por diversos estilos de produção, o que me ajudou muito a conhecer mais sobre mim mesmo e sobre qual é a minha verdadeira identidade musical. Estou nessa estrada há uns dez anos e, desde então, sigo me redescobrindo dia após dia, trazendo autenticidade para o meu próprio som.”

Portal B2B: Ultimamente você tem lançado a maioria de suas tracks pela Sony Music. Como surgiu esse contato com a gravadora?

Enkode:
 “Minha relação com a Sony Music Brasil começou em meados de 2019. Curiosamente foi um contato bem tradicional onde meu manager, Paulo Cani, apresentou o produto Enkode e eles gostaram, abraçando a ideia e apostando junto com a gente na proposta de som. Para mim, é muito gratificante assinar com uma major label, pois a minha identidade de certa forma acaba fugindo dos padrões da indústria, e ter uma gravadora de peso acreditando na minha música é simplesmente incrível.”

Portal B2B: A “Lovin’ You” foi a primeira collab com o Bhaskar, como surgiu a ideia para essa música?

Enkode: “A história da Lovin’ You começou antes do próprio projeto Enkode existir, numa participação que fiz em um show do Clubbers em 2017, que foi onde conheci os caras do Lowderz. Eles me mandaram a ideia que tinham feito com o Alternative Kasual, eu compus o vocal e mandamos para a gravadora. No meio desse caminho, o Bhaskar ouviu, curtiu e quis participar da track – foi um dos primeiros passos que dei como Enkode.”

Portal B2B: Conte um pouco mais para gente do live act que você fez em um dos eventos da Roland.

Enkode:“A Roland é uma empresa fantástica. Eu fui um dos finalistas do Projeto 808 que eles fizeram em 2018, uma competição de live act/performance e, na edição de 2019, eles me convidaram para apresentar meu live no evento, no Red Bull Station. Foi uma experiência única, porque além de ter na pista outros músicos e produtores extremamente qualificados, como o Bry Ortega e o André Salata, eu pude complementar meu setup com diversos equipamentos da Roland, o que abriu demais as possibilidades dentro do show.”

Portal B2B: Quais artistas mais te inspiram?

Enkode: “Eu poderia falar uns cinquenta nomes aqui, mas vou resumir nos principais. Em comum, dá pra perceber que são sons bem melódicos e sentimentais, com texturas e linguagens únicas em cada um deles: Moby, HVOB, Bob Moses, Gorgon City e Four Tet.”

Portal B2B: Que novidades podemos esperar do Enkode para os palcos com a volta dos eventos?

Enkode: “Isso está me deixando bem ansioso, de um jeito legal, porque estou preparando muita coisa diferente para levar aos palcos na volta dos eventos. Vou trazer novos equipamentos e incorporar um novo nível de live no meu set. Ainda não posso dizer muito sobre isso, mas uma coisa é certa: vai ter muita coisa criada ali na hora que, uma vez acabado o set, ninguém nunca mais vai ouvir. Sempre quis que cada show fosse único e estou cada vez mais próximo disso!”

Portal B2B: Você também é mineiro, mas nascido em Varginha. Como você analisa o mercado de música eletrônica belorizontino e quais são suas ambições para fora de BH?

Enkode: “A cena fala por si só, não é mesmo? Belo Horizonte é o berço de muitos DJs e produtores musicais já consagrados, além de muitos que ainda estão por vir – é um cenário que dispensa apresentações, sou super fã e me orgulho de fazer parte. Definitivamente a palavra ambição caminha lado a lado por aqui, pois sigo uma linha de som que com certeza precisa ser exportada a nível nacional. Tem muitas cidades e clubes que sonho em tocar!”

Portal B2B: Para fechar, se você pudesse deixar 3 dicas para a galera que está começando agora, o que diria?

Enkode: “Como primeira dica, eu sugiro: escute e produza vários estilos de som. Isso vai te ajudar a descobrir técnicas, timbres e progressões diferentes que vão compor a sua paleta sonora, tornando o seu som único. Puxando um gancho aqui mesmo, essa seria a minha segunda dica, seja verdadeiro, faça o seu som, sem medo de errar. Confie no seu ouvido, se estiver soando legal, é porque você está fazendo certo. E a última dica, extremamente importante e complementar às duas anteriores: respeite o seu tempo. As coisas vão acontecer na hora certa. Até que isso aconteça, continue se desenvolvendo, estudan

Sobre o autor

Seu Guia Completo da Música Eletrônica em Belo Horizonte

próximos eventos

Sexta

4 de Outubro

22:00 às
Sábado

12 de Outubro

22:00 às 18:00
Quinta

14 de Novembro

20:00 às 08:00
plugins premium WordPress