17/09/2021

|

beatsbe

O Barulho da Lua: Anderson Noise!

No dia 21 de julho de 1969, o homem pisava na lua! Poucas horas depois, nascia uma das figuras mais relevantes para a música eletrônica do país: Anderson Noise. O DJ e produtor iniciou sua carreira no fim da década de 80 e foi, sem dúvidas, um dos maiores responsáveis por moldar e fazer crescer a cena eletrônica em Minas Gerais. Produtor de memoráveis festas ao longo da década de 90 e durante os anos 2000, Noise é responsável por criar a primeira rádio de música eletrônica on line do Brasil, a Rádio Noise, que, atualmente, coleciona mais de 800 edições.  

Portal B2B teve o privilégio de conversar com o artista, que contou um pouco sobre sua trajetória, suas conquistas, relembrou momentos marcantes em sua carreira e falou um pouco sobre pretensões para o futuro! Com vocês, Anderson Noise: 

Portal B2B: Noise, é um prazer poder conversar com você! Pra começar, conta pra gente um pouco sobre como começou a sua história com a música. 

Anderson Noise: Eu digo que virei DJ aos 18 anos de idade, mas a minha história com a música começa desde que eu me recordo por gente. Venho de uma família bem humilde e, aos 7 anos de idade, disse ao meu pai que queria comprar discos e ele me disse: “Vem comigo pintar parede que você vai conseguir seus discos”. Assim, comecei a pintar paredes com ele e, todo o dinheiro que eu ganhava, gastava com discos. Desde então, sempre fui louco por música. Aos 16 anos, eu já discotecava em casa, em algumas festas, mas aos 18 foi quando saí pra tocar pela primeira vez, em uma festa no Jardim Canadá, há 33 anos!  

Portal B2B: Como foi decidir seguir na música eletrônica nessa época e construir toda essa história?  

Anderson Noise: No início e durante alguns períodos em minha carreira, se não fosse por minha insistência, eu não teria chegado onde cheguei. O Robério, meu irmão de vida, fala um pouco sobre isso em um dos depoimentos que ele deu à Claudia Assef para a produção da minha biografia. Dentro da minha carreira, desde o início, o que mais valeu foi a intenção e a vontade de fazer acontecer. Muitas coisas que pareciam ser impossíveis de se realizar e que muita gente dizia que eu não conseguiria, no fim das contas, acabavam acontecendo e dando certo. Já passei por momentos super difíceis, acredito que a pandemia está sendo um desses momentos na carreira de todos nós, não só para músicos, DJs, mas para toda a classe artística de um modo geral. Nós temos o apoio de muitos poucos órgãos, de pouquíssimas empresas, porém os que tivemos foram muito bem realizados.  

Portal B2B: Além da insistência, você foi um artista que desde sempre teve ideias inovadoras e fora da caixa. Qual é o processo que você utiliza pra estar se renovando o tempo inteiro? 

Anderson Noise: Eu sempre digo para as pessoas ultimamente que, se você quer criar algo diferente, então saia de onde você está! Sei lá, vai para uma tribo indígena, vai para uma oficina mecânica, vai para um lugar que você nunca foi. Tente se conectar com aquilo, entender o que está acontecendo ali para que as ideias venham e para que as coisas aconteçam. A minha carreira está em uma eterna construção. Sempre me coloquei à disposição de aprender e de continuar aprendendo! Além disso, boa parte das coisas que já realizei ao longo desses anos foram pensadas na representatividade que isso teria na minha carreira.  

Portal B2B: Uma das coisas que te marcou como um dos maiores precursores da música eletrônica no Brasil foram os eventos organizados por você na década de 90 e nos anos 2000. Conta um pouco mais sobre como surgiu a ideia de produzir festas nesse período.  

Anderson Noise: Acredito que a coisa de ser precursor começa lá atrás com a música. Por eu tocar uma música que era muito diferente naquela época e por não haver o volume de DJs de música eletrônica que existe hoje em dia, tocar nas festas da cidade era algo muito difícil e eu quase não arrumava lugar pra me apresentar. Isso me motivou bastante a começar a fazer as festas. Junto do Marcelo Marent, com quem eu tinha uma parceria muito boa, consegui criar festas com temáticas muito diferentes. Além da demanda de eventos na cidade ser muito pequena naquela época, o critério de encontrar lugares inusitados sempre foi colocado à frente. As pessoas ficavam o mês inteiro esperando aquelas festas. Hoje não, em um fim de semana, temos inúmeros eventos acontecendo na cidade ao mesmo tempo.

https://youtu.be/_iA85ZaGM30
https://youtu.be/lHBGtz1RE4E

Portal B2B: E como eram as festas de música eletrônica da década de 90? Quais eram as dificuldades que vocês tinham em produzir eventos nesse período? 

Anderson Noise: As dificuldades eram outras, bem diferentes das que existem atualmente. Por exemplo, a abordagem da polícia naquela época era diferente da que é hoje. Boa parte das festas nem tinham alvará, e a confusão que tinha para a festa acontecer se tornava até mais complicada. Eram outros tempos. Apesar disso, era muito gostoso ver como tudo acontecia, porque era tudo muito novo. Cada festa era uma experiência diferente. Era como você entrar em um evento no Japão, não era uma coisa que as pessoas estavam acostumadas. Fazíamos toda uma produção que, naquela época, não tinham existiam em outras festas. 

Portal B2B: Diferente de hoje, com a internet e todos os recursos que temos disponíveis no mercado, imagino que conseguir discos para tocar era algo muito difícil. Como você fazia com relação a essa questão? 

Anderson Noise: Tinham várias formas. Uma delas era através de comissários de bordo. Fazia algumas amizades e dava a lista dos discos que queria para eles. Eu pedia também sempre a última revista de música que tinha sido lançada para poder comprar os próximos. 

Portal B2B: Você é uma das maiores referências do techno no Brasil. O techno sempre foi o seu lar ou você já passou por outras vertentes dentro da música eletrônica? 

Anderson Noise: Eu comecei minha carreira no Acid House. Depois, eu toquei por um tempo House e Acid House e, em 1992, comecei a tocar também o techno. A partir de 1994, eu passei a tocar apenas techno. Obviamente que, vez ou outra, eu toco alguns outros estilos, mas não são meu carro chefe.  

Portal B2B: Duas outras grandes inovações em sua carreira que contribuíram muito para disseminar o estilo no país foram a “Rádio Noise” e o label “Noise Music”. Conta pra gente um pouco sobre cada um deles.  

Anderson Noise: A Rádio Noise foi a primeira rádio on line de música eletrônica no Brasil e completa 20 anos agora em setembro! Já passamos dos 800 programas na rádio e é algo que me orgulho bastante. O Noise Music já completou 22 anos e acabamos de lançar um EP com o Ken Ishii, que já fez trilha para jogos olímpicos, para o Playstation, e que eu tenho uma amizade de longa data. Há 15 anos, lançamos juntos o EP “Vale tudo” e “Tudo vale” e, desde então, criamos uma parceria muita boa.  

Portal B2B: Em 2019, foi produzida a sua biografia, “O Barulho da Lua – A História do DJ Anderson Noise”. Como foi o processo de produção desse livro? 

Anderson Noise: Eu tenho um acervo muito grande de fotos das festas antigas. Com apoio do Governo de Minas Gerais e da Natura Musical foi possível fazer essa biografia. Anteriormente, já tinham sido feitas duas exposições com o nome “Noise 90”, uma no Café com Letras e outra na Aliança Francesa. E nessa história toda de criar uma biografia, convidei a Cláudia Assef para escrever o livro, que tinha escrito o “Todo DJ já Sambou” e o “Ondas Tropicais”, livro da Sônia Abreu, a primeira DJ brasileira. 

Portal B2B: E o que podemos encontrar na biografia? 

Anderson Noise: As histórias lá são muito interessantes. As narrativas são feitas pela Cláudia e por depoimentos de outros vários amigos. Tem muitas falas de amigos no livro, que conta a história de um cara extremamente brasileiro, que faz com o que tem e se vira nos trinta. Acho muito legal que muita gente que já leu me deu um retorno muito bacana, dizendo que sempre me via nos palcos de grandes festas e festivais, mas não sabiam como era a minha história, como ela havia sido construída. O mais legal é que tudo isso acaba sendo muito incentivador para algumas pessoas e para mim isso é algo muito bom. 

Portal B2B: Você é uma pessoa que já fez muito pela música eletrônica e a música eletrônica também já te retribuiu bastante. Graças a música eletrônica, você já visitou mais de 30 países. Conta pra gente um pouco como é a experiência de poder levar sua música para tantos lugares! 

Anderson Noise: Como as coisas eram muito difíceis, eu nunca imaginei que eu pudesse sair do país, então eu tenho muita gratidão pelas coisas que já me aconteceram. Dois lugares que me surpreendeu bastante e que eu nunca pensei que chegaria ali um dia foram os Emirados Árabes, quando toquei em uma festa da Fórmula 1, e na Malásia. Quando eu era pequeno, nunca havia ouvido falar desses lugares e, de repente, eu tava lá, tocando, apresentando meu trabalho.  

Portal B2B: Com relação a projetos futuros, fala um pouco sobre a sua expectativa para os próximos anos em sua carreira, o que você tem vontade de realizar, etc.  

Anderson Noise: Eu estou muito feliz de estar oficialmente no grupo D-Edge. Sou residente do club desde quando ele foi criado, porém eu era de outra agência, mas agora estou na D-Agency. Os clubs que o Renato Ratier está abrindo, tanto em São Paulo quanto no Rio, além do Surreal no Sul do país, que realmente é SURREAL, serão algumas das coisas que vão ser muito importantes na minha carreira por agora e que vai permitir que eu esteja mais próximo do Renato, que é um grande irmão para mim. Além disso, não sei como isso vai acontecer, mas está passando pela minha cabeça novamente sair de Belo Horizonte, estou colocando na balança, pois acredito que esteja na hora de uma nova mudança. Acho que a minha maior vontade é nunca parar de tocar. Enquanto o meu corpo aguentar, estarei tocando e realizando muitas coisas, podendo contribuir sempre que possível para a cena e para os outros artistas.  

Portal B2B: Noise, foi incrível poder conversar com você, muito obrigado pelo tempo e pela disposição. O espaço do portal agora é todo seu, caso queira deixar algum recado ou mensagem que considere importante! 

Anderson Noise: A mensagem que quero deixar para todos: não deixem de dizer para quem você ama que você ama essa pessoa. Isso aqui é tudo muito rápido e as coisas estão mudando de forma muito acelerada. Não deixe de estar com quem você gosta por algo que não é tão importante assim, porque o que a gente leva dessa vida são os momentos valiosos com essas pessoas. A gente não vai levar o carro 0, o sintetizador ou a roupa nova, levaremos esses momentos, as amizades. Portanto, sejam pacientes com quem vocês gostam e estejam disponíveis para ajudar as pessoas que estão próximas de você a melhorar! 

Sobre o autor

Seu Guia Completo da Música Eletrônica em Belo Horizonte

próximos eventos

Sabado

01 de Março

22:00 às 06:00
Sexta-feira

30 de Maio

22:00 às 10:00
Domingo

02 de Março

21:00 às 08:00
plugins premium WordPress